Tem Como Otimizar Meu Site Automaticamente?

otimizador de sites

Todos nós que trabalhamos com SEO estamos sempre a procura de novas ferramentas para otimizar nosso site.

Ficamos sempre pesquisando para tentar encontrar ferramentas de otimização de sites que possam fazer todo trabalho por nós.

No fundo quem trabalha com SEO já tem mente que não existe e nunca vai existir nenhum otimizador de sites que fará todo trabalho de um analista de SEO, por exemplo.

É impossível ter uma ferramenta de análise que pense pelo analista e faça o site ganhar um melhor posicionamento na busca do Google.

Mas sonhar é preciso né? Quem não desejaria otimizador de sistema ou um website com apenas alguns cliques?

Otimizador de sites ideal, realmente existe?

Como dissemos, não existe nenhum otimizador de sites que possa substituir o trabalho de um analista de SEO.

O primeiro motivo é que quem faz SEO precisa fazer diversas análises de palavra-chave, concorrência para determinado termo, estudar os concorrentes que já aparecem na primeira página para essa palavra-chave e muitas outras coisas.

SEO é muito mais do que isso, e não será um simples otimizador de sites que fará todo trabalho para você de forma simples e fácil.

Ferramenta nenhuma consegue fazer todo esse trabalho de análise de site e auditoria de projeto.

Qual o melhor otimizador para SEO?

Já temos em mente que não existe e nem vai existir otimizador de sites algum que substituirá todo processo de fazer a otimização de um site.

Porém existem ferramentas que podem nos auxiliar no controle de erros e de variáveis do nosso projeto.

Podemos avaliar a saúde das páginas do nosso site.

Erros 404 de página que não existem ou estão com algum link quebrado.

Títulos de páginas, URL´s e meta descrições em duplicidade.

Erros de redirecionamentos 301 ou 302.

Erros de protocolos HTTP para HTTPS.

Velocidade de carregamento das páginas do nosso site, e muitas outras análises de auditoria de projeto.

Temos também como ver para qual palavra-chave nosso site está sendo encontrado no Google.

Temos ferramentas para pesquisar o tópico que mais está sendo falado relacionado à nossa palavra-chave principal.

Enfim essas são algumas funcionalidades de diversas ferramentas que podemos encontrar.

Mas uma coisa é fato, o melhor otimizador de websites do Google que sempre irá existir será o analista de SEO.

Nada nem otimizador algum substituirão esse profissional.

Então o que faz um analista de SEO?

Um analista de SEO por exigência do cargo deve ter conhecimentos em lógica de programação.

Esse é quesito mínimo para conseguir administrar uma auditoria e controle de qualquer projeto de SEO.

Mas você deve estar se perguntando.

Eu achava que SEO estava relacionado com marketing digital e de busca, não é?

Sim, você não está errado.

Mas o analista de SEO precisa ter uma visão ampla de todo projeto.

Sem a noção básica de programação ou pelo menos entender o porquê determinada TAG ou palavra-chave foi colocado em algum lugar fica impossível administrar um projeto de SEO de forma correta e efetiva gerando resultados reais.

Entenda que o analista não precisa ser um programador de sites.

Ele precisa pelo menos conhecer o código fonte.

Entender do porque determinada palavra-chave foi colocada em alguma linha do conteúdo, por exemplo.

Quando aprendemos a programar e entender um código fonte de um site fica muito mais fácil tomar decisões baseadas em um conjunto de diversas variáveis que no final de tudo aumentam o tráfego de um site.

SEO é uma ciência e não passo a passo...

SEO não é a otimização de uma única página para rankear no Google.

Para que um site apareça na busca do Google para determinada palavra-chave e outras palavras relacionadas é necessário uma dezena de tarefas que devem ser feitas dentro de todas as páginas do site.

A real verdade é que um projeto de SEO só funciona por que todas as páginas do site trabalham em conjunto.

Nunca se verá um posicionamento baseado em apenas uma página.

Para essa página chegar às primeiras posições do Google tenha a certeza que outras páginas de valor desse mesmo site ajudam nesse posicionamento.

SEO é um trabalho de sinergia e interdependência de conteúdos, que juntos promovem um posicionamento favorável na busca do Google. 

O que mais faz um analista de SEO?

Fora toda essa visão sistêmica de todo projeto o analista de SEO precisa ter em mente que volume de busca não é igual a volume de conversão.

Ou seja, de nada adianta colocar um site na primeira página do Google para o termo otimizador de sites e essa palavra não gerar conversões dentro do site.

Conversões seria uma venda, um contato telefônico do usuário ou qualquer interação que o usuário tenha com o site.

Mais vale a pena uma palavra-chave com pouco volume de busca, mas com alta taxa de conversão do que uma com alto volume de busca que não gere nenhuma conversão.

Como ponto final o analista de SEO precisa entender também de marketing de conteúdo.

Precisa aprender a criar conteúdo para web e para o usuário que pesquisa alguma coisa no Google.

Entenda uma coisa, de nada adianta você contratar um jornalista para criar o conteúdo do seu site.

Sabe por quê? Por que jornalista sabe escrever, mas não conhece quase nada de técnicas para manter o usuário lendo seu conteúdo até o final.

Existe uma série de técnicas persuasivas e propositais que realmente prendem o usuário ao conteúdo que ele está lendo.

O analista de SEO além de saber escrever para o usuário do Google ele sabe escolher um tema que realmente tem um grande volume de busca naquele momento.

Ele sabe criar conteúdo autêntico e novo baseado no que a grande maioria das pessoas está pesquisando em determinado momento.

E outra coisa, esse conteúdo não é criado baseado em volume de busca.

Esse conteúdo é baseado na sazonalidade e tendência de determinado conteúdo naquele exato momento.

Entendem por que é tão complexo?

Agora me digam. Que otimizador de sistemas ou de sites consegue fazer todas as essas funções em apenas um clique?

Então, qual o melhor otimizador de sites?

Depois de uma breve explicação de todas as funções que um analista de SEO faz já deve ficado bem claro que não existe otimizador de site que substitua o trabalho de um profissional de SEO, certo?

Mas como dissemos existem vários programas e sites que podem sim otimizar nosso site.

Dentre eles estão os otimizadores de imagens, que tem a única função de otimizar as imagens reduzindo o tamanho físico delas.

O grande benefício de usar um otimizador de imagens é que o tempo de carregamento do seu site ficará mais rápido.

Outro otimizador é o de código fonte.

Esses otimizadores de sites pegam o código fonte e removem as linhas em branco e espaçamentos entre os caracteres.

Essas são as duas formas de usam otimizadores para alavancar o SEO do seu site.

Mas vamos falar dos dois melhores otimizadores tanto de imagens como de código fonte.

Otimizador de imagens

Como falamos acima a função básica de um otimizador de imagens é reduzir o tamanho dela e deixar o site mais rápido.

O site vai abrir mais rápido por que com a redução dos arquivos o cachê para ser carregado será menor.

Existem dois benefícios em usar um otimizador de imagens.

O primeiro deles é que o site vai ficar mais rápido.

O segundo é que seu ranking na busca do Google vai melhorar.

Se você não sabe atualmente dentre os três principais fatores de posicionamento no Google a velocidade é um dos principais.

Quanto mais rápido for seu site melhor será a experiência do usuário.

Quanto melhor a experiência do usuário mais o Google vão passar a gostar de mostrar seu site nos resultados de busca.

Veja essa lista com diversos otimizadores para você mesmo reduzir o tamanho das suas imagens.

Otimizador de código

Agora vamos falar de um assunto que quase nenhum profissional de SEO se preocupa muito.

Que é a otimização do código fonte e redução de scritps e execução de processos dentro da página no momento de carregamento. 

Hoje em dia os sites estão cada vez mais complexos.

Cheios de efeitos de transição.

Propagandas.

Solicitação de inscrição em newsletter

Com carregamento de vídeos automáticos.

Muito mais coisa visual e pouco texto.

Por um lado isso é bom, pois ajuda na interação com o usuário.

Mas por outro lado é ruim por que todos esses scripts e comandos que são executados no carregamento da página deixam o site até 50% mais lento para carregar.

Isso que estamos falando de lentidão usando nosso computador.

Agora imagine acessar um site lento assim pelo celular.

Duvido que o usuário tem paciência de esperar abrir todo o site.

Com certeza ele vai voltar ao Google e procurar um site mais rápido.

Mas não se preocupem por que temos uma ferramenta muito boa que serve como otimizador de site para melhorar seu código fonte.

O próprio Google tem uma pagina que vai direcionar para os melhores otimizadores de HTML, CSS  e JAVA SCRIPT.

Veja essa página e conheça todas as ferramentas para otimizar seu site.

Otimizador de site não existe

Já ficou claro que não existe mágica para fazer o SEO do seu site.

Não existe otimizador de site.

O otimizador de site é próprio analista de SEO.

Esse sim é uma peça indispensável para garantir o sucesso do seu projeto.

Até mais! E sucesso!