Comunicação Digital : Agência de Marketing

agência de marketing digital

Está pensando em contratar uma agencia de comunicação digital?

Mas não tem ideia de como escolher uma boa empresa para alavancar seus negócios?

A grande questão que todo empresário pensa é que contratar uma agência de marketing ou publicidade é uma coisa bem cara, ou na grande maioria das vezes está bem acima do orçamento.

A segunda questão que fica a grande dúvida entre contratar uma equipe interna terceirizada para trabalhar dentro da sua empresa, ou contratar uma agência de comunicação para trabalhar fora da empresa, realizando todo trabalho e processo nas próprias instalações desse prestador de serviço.

Equipe Interna ou Agência de Marketing Terceirizada?

Então, o que será que é melhor?

Isso vai depender muito do seu ramo de mercado, da sua demanda de produtos e serviços e principalmente em usar somente as ferramentas que realmente vão trazer lucro em longo e médio prazo para seus negócios.

Falando um português mais simples...

Você sabia que não é preciso usar todas as ferramentas do marketing digital para ter lucro no seu negócio online?

Quando você contrata somente serviços que realmente irão dar lucro em longo prazo o marketing online e digital não fica tão caro quanto você imagina.

Por exemplo, o marketing digital engloba ferramentas como SEO(Search Engine Optimization), Links Patrocinados do Google, anúncios no Facebook e outras redes sociais, e-mail marketing, inbound marketing e muitas outras ferramentas.

Equipe Interna ou Agência de Marketing Terceirizada?

Então, o que será que é melhor?

Isso vai depender muito do seu ramo de mercado, da sua demanda de produtos e serviços e principalmente em usar somente as ferramentas que realmente vão trazer lucro a longos e médio prazo para seus negócios.

Falando um português mais simples...

Quais ferramentas do marketing digital devo usar para ter bons resultados?

Como dissemos, quando você contrata uma agência de marketing você não precisa necessariamente pagar por todos os serviços que essa agência oferece.

Você pode escolher somente os serviços de comunicação que realmente valem a pena e realmente darão resultados a médio e longo prazo para o seu negócio.

Os serviços mais importantes que você deve investir atualmente dentro das ferramentas do marketing digital são o SEO e os anúncios do Google.

Agência de marketing ou especialista de marketing digital?

Esse ponto é bem interessante esclarecer.

Isso por que muitas empresas que contratam uma agência de marketing online não tem essa percepção e também não é culpa delas.

Atualmente qualquer pessoa que trabalha com marketing digital conhece 90% de todas as ferramentas do marketing online.

Dependendo do tamanho da sua empresa ou do seu negócio você não precisa de uma equipe enorme ou contratar uma agência para fazer o serviço de publicidade e propaganda do seu negócio.

Se você contratar um especialista de marketing digital, ou algum analista de marketing já está ótimo se seu negócio for de pequeno a médio porte.

Agora se sua empresa é de grande porte é recomendado mesmo fazer um estudo do que vale mais a pena.

Se compensar mais montar um departamento interno dentro da empresa com analistas, gerentes e especialistas de cada área, ou se compensa contratar os serviços de uma empresa de marketing digital terceirizada.

Normalmente terceirizar o serviço fica bem mais barato do que montar um departamento de marketing para fazer o trabalho dento da sua empresa.

Sem falar nos custos operacionais de instalações e possíveis problemas com funcionários. Essa é a grande vantagem de ter uma agência de marketing online terceirizada.

Agência de marketing VS especialista de marketing digital

Como já explicamos acima a opção de contratar uma agência digital ou um especialista em marketing online vai depender da sua demanda de serviço.

E nem precisamos citar que o custo em contratar uma agência é até cinco vezes mais caro do que ter uma pessoa dentro da empresa para fazer esse serviço.

Mas o valor vai depender muito dos serviços que você vai contratar da agência.

Quando maior a gama de serviços contratados, maior será a cobrança da consultoria mensal.

Se contratar um analista ou especialista em marketing digitar você vai gastar em média de uns R$ 3.000,00 por mês em regime CLT.

Mas se for contratar como pessoa jurídica você pode gastar entre R$ 2.000,00 até R$ 3.000,00 por mês.

Agora vem a parte que dói um pouco.

Sabe quando quanto você gastaria se fosse contratar uma agência de marketing digital?

Uma média de R$ 7.000,00, podendo chegar até R$ 15.000,00 por mês.

Então pense bem antes de contratar serviços de marketing digital e claro, tudo vai depender da sua demanda de trabalho. Se sua empresa estiver começando e for pequena contrate um especialista.

O que estou contratando nessa agência de marketing digital?

Essa questão é de vital importância para você entender o que está pagando todo mês.

Quando você solicitar um orçamento peça ele detalhado explicando quais serviços e ferramentas do marketing online serão utilizadas e principalmente qual será o volume de trabalho feito no decorrer do mês.

Se tiver dúvidas o ideal é solicitar a visita de um analista ou gerente dessa agência digital para pessoalmente explicar para você o que será feito. Isso ajuda e muito, sem falar que nada substitui o contato pessoal.

Depois que você tirar todas as suas dúvidas com esse especialista pergunte sobre relatórios e leads de resultados.

Pergunte como serão mensurados os resultados reais que seu negócio vai ter.

O grande problema de muitas agências de marketing digital é esse.

Eles acham que gerar tráfego no site ou apenas conseguir seguidores nas redes sociais fará toda a mágica do negócio.

Você que procura serviços de marketing online.

Preste bem atenção nisso.

Tráfego e aumento de seguidores em redes sociais não significam nada sem conversões reais que realmente gerem entradas financeiras e outras receitas para sua empresa.

Muitas agências de marketing cobram horrores de clientes e depois de alguns meses somente enviam relatórios de aumento de tráfego no site, aumento de cadastro na newsletter da empresa e seguidores.

Tá bom...mas cadê o retorno financeiro dessas ações de marketing?

O aumento de tráfego crescer junto com a entrada de receitas financeiras da empresa.

Dessa forma caro leitor que procura uma agência de marketing digital, preste muita atenção nesse detalhe.

Se em pelo menos seis meses sua entrada financeira for igual ao que você começou mude de agência ou questione o motivo de não aumentar nada a receita do seu negócio.

As vantagens de um especialista em marketing digital

Contratar um analista ou gerente de marketing digital também tem suas vantagens.

A primeira delas será o custo que você vai ter todo mês, que será pelo menos 60% a menos do que se fosse contratar uma agência de marketing digital.

A outra vantagem é que você pode aprender e acompanhar o progresso do trabalho bem de pertinho.

As ações de marketing digital não são diárias.

Sempre que uma ação for feita devemos esperar pelo menos uns três dias para avaliar os resultados dessa ação.

Com esse tempo podemos mexer em outras coisas.

Se você contratar um especialista em marketing digital você pode montar uma agenda de trabalho com ele.

Ou seja, na segunda-feira será feito o marketing de conteúdo do site, na terça-feira será alterada as campanhas de links patrocinados, na quarta-feira vamos responder perguntas de usuários nas redes sociais...etc...

Mas essa agenda deve ser feita de acordo com sua demanda de trabalho. É somente um exemplo de agenda de uma empresa pequena que exerce pouco fluxo de trabalho.

Contratando sua empresa de comunicação digital

Se você analisar e fizer tudo que foi dito nesse conteúdo você com certeza vai encontrar pelo menos três empresas de comunicacao digital que te chamem a atenção.

Quando isso acontecer é bem provável também que você se assuste com as diferenças de preços entre as agências.

Já demos a dica no decorrer do artigo, mas vamos relembrar para você não sentir dúvidas na hora de escolher sua agência de marketing.

Compare novamente os serviços que serão prestados nos três orçamentos das agências que você escolheu.

Veja novamente o prazo de retorno do seu investimento, isso pode variar de orçamento para orçamento.

E por fim, coloque o nome da empresa no Google e dê uma pesquisada na reputação dessa agência.

Se ela for enganosa ou ruim com certeza você vai encontrar muitas reclamações no Google ou em redes sociais.

Seguindo essas dicas você com certeza vai dar sorte para encontrar sua agência de marketing online.

Se ainda estiver em dúvida sobre quais as vantagens de contratar um agência de marketing digital veja essa matéria da revista exame que explica todas as vantagens.