Manutenção de sites: Suporte, Planos e Administração

A melhor empresa de manutenção de sites de São Bernardo do Campo

Encontrar uma empresa que faça manutenção de sites e dê todo suporte que com certeza vamos precisar é uma tarefa bem complicada.

Muitas empresas somente fazem a criação do site, mas na hora que o cliente precisa atualizar alguma coisa ele fica na mão.

O que ajuda(e muito!), nos dias de hoje é que a grande maioria dos sites são desenvolvidos em Wordpress.

Para quem não sabe o Wordpress é uma plataforma de criação e desenvolvimento de sites.

E é a melhor plataforma que existe para sites institucionais e, dependendo da seu e-commerce ou loja virtual também pode ser bem útil.

Porém a grande maioria dos sites desenvolvidos para e-commerce são desenvolvidos na plataforma do Magento que ainda nos dias de hoje é bem mais flexível e segura em relação ao Wordpress.

O Wordpress é voltado 90% para sites institucionais e blogs.

O que é Manutenção de Sites?

Manutenção de sites nada mais são do que atualizações de imagens, texto ou até mesmo da estrutura do seu site.

Nos dias de hoje 99% das empresas já tem um site online, e todos esses sites precisam ser atualizados com novas páginas, postagens de blog, páginas de produtos e serviços e etc. A grande maioria dos site de hoje em dia já são desenvolvidos dentro de uma plataforma onde o prório cliente possa fazer as alterações, porém ainda temos muitos sites desenvolvidos em HTML puro, onde as alterações somente podem ser feitas direto no código fonte do site.

Como fazer um site?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam criar um site não um bicho de sete cabeças, e com a ajuda de alguns cursos ou video aulas que você encontrar facilmente no Youtube, você pode se tornar um programador em menos de um mês. Mas se você quer preferir pode pegar um atalho e baixar um site em HTML pronto e aprender a fazer as edições. Ou também você pode pegar um tema de Wordpress e fazer as edições direto pelo painel de controle, e para isso você não vai precisar saber nada sobre programação e nem mexer em código fonte.

Como cobrar a manutenção do site?

O valor da cobrança vai dep muito do tamanho do seu site, das quantidades de atualizações e também do tipo de alteração. Normalmente se você tiver um site institucional simples e de poucas páginas você não vai gastar muito, porém se você tiver um e-commerce ou um blog, por exemplo, você vai precisar fazer essas alterações de forma constante. Quanto maior for o número de alterações mais caro você vai pagar. O ideal é pensar bem em toda a estrutura do projeto para que você mesmo possa fazer pelo menos 90% das alterações no seu site.


Manutenção de Sites Wordpress

Como dissemos a grande maioria dos sites de que são criados atualmente são feitos em Wordpress.

O grande motivo é que o próprio cliente que paga pelo desenvolvimento do site pode fazer as atualizações e modificar textos e imagens na hora que bem entender.

O grande problema é que a grande maioria dos clientes são bem curiosos e querem alterar mais coisas além de textos e imagens.

O Wordpress é uma plataforma completa, dessa forma você pode acessar o editor de temas direto na aba de configurações do seu painel de adminstração e fazer você mesmo as mudanças que desejar no seu tema.

O problema está exatamente nesse acesso de modificar o código fonte do tema ou editar plugins.

Felizmente nos dias de hoje podemos encontrar qualquer tipo de informação que aparece no Google.

Basta digital “como fazer” junto com o que você precisa que você vai encontrar um vídeo no Youtube ensinando exatamente o passo a passo de como resolver seu problema.

Mas é justamente aí que mora o problema.

Suporte Técnico em Wordpress deve ser feito por um especialista

Entendam uma coisa e que fique bem clara.

Alterações e suporte na parte de edição de códigos de plugins e do seu tema wordpress deve sempre ser feito por um especialista ou pela empresa de manutenção de sites que criou seu site.

Quem sabe mexer em código fonte PHP, XHTML ou outros tipos são programadores e Web designers.

Nunca acredite em tudo que você encontra no Youtube.

As vezes pode dar certo, mas outras vezes pode dar muito errado e você acabar com todo seu site.

Pode parecer brincadeira mas se você excluir ou alterar uma simples vírgula dentro de uma linha de código no editor do Wordpress todo seu site pode parar de funcionar.

E se parar de funcionar a única maneira de tentar arrumar é via acesso FTP(File Transfer Protocol), usando o Filezilla ou algum outro programa de acesso a pasta pública do seu site.

Sem falar que para consertar a “cagada” que você fez você precisa entender de programação e códigos PHP para encontrar onde foi que deu problema.

Ou seja, somente um web designer ou programador de sites consegue corrigir o que você tentou arrumar no seu site e acabou dando errado.

Se você não entende nada de PHP e HTML não se atreva a tentar editar qualquer código fonte do seu tema wordpress.

Por mais que você tenha encontrado um vídeo que explique tudo direitinho.

Entenda que todo desenvolvimento e criação do seu site tudo é sincronizado, e uma linha de código pode depender da outra.

Dessa forma se você editar uma linha de forma errada seguindo um passo a passo que encontrou no Google você pode desativar todo seu site de uma só vez.

Dessa forma lembre-se sempre.

Qualquer alteração, fora mudar textos e imagens sempre consulte a sua empresa de manutenção de sites.

Você pode até pedir para sua empresa de criação de sites adaptar o tema e criar sessões no wordpress para você mesmo conseguir alterar outras coisas além de texto e imagens.

Por exemplo, se você tem uma loja virtual ou um e-commerce.

Você pode solicitar para sua empresa o desenvolvimento de uma sessão dentro do seu menu no wordpress para adicionar produtos, remover produtos, alterar preços, formas de pagamento e até mesmo alterar os prazos de entrega.

E isso tudo sem precisar mexer no editor de códigos do Wordpress.

Se você não alterar nada dentro da linha de códigos do editor nada de errado vai acontecer.

A dica é, na hora de contratar sua empresa para criar seu site crie um projeto com todas as funções necessárias que você precisar usar no seu tema, dessa forma você não vai precisar ficar pagando manutenções avulsas para um Web designer ou para alguma empresa de sites.

Empresas que fazem manutenção de sites

Como dissemos é bem complicado e difícil encontrar uma empresa de manutenção de sites que cumpra com prazos, e ao mesmo tempo não cobre tão caro para fechar algum plano de mensal de manutenção.

Com certeza a empresa que você contratou para criar seu site deve também fazer a manutenção.

Normalmente é gratuita dentro um curto período depois que o site é entregue ao cliente.

O normal é que a empresa de manutenção de sites faça essas mudanças no site durante um período de seis meses.

Após esses seis meses essas alterações serão cobradas de acordo com as horas de trabalho que serão utilizadas pela empresa.

O ideal é que antes mesmo de você fechar o contrato de criação do seu site com a agência de sites, você negocie com eles um prazo maior para manter as manutenções dentro do site.

Esse é o grande erro que muitas pessoas cometem na hora de contratar uma agência de marketing digital para fazer seu sites.

Negocie bem todo suporte, monitoramento, e modificações no site.

Não se esqueça que alterações no layout ou no seu site ou tema de Wordpress não entram na manutenção do avulsa do site.

Esses tipos de alteração de layout demandam mais tempo e com certeza custarão mais caro.

Isso por que quando temos que mudar o layout ou alguma estrutura fixa do site todo projeto precisa ser adaptado para ajustar essas novas alterações.

Esses tipos de manuntenção de alteração de layout ou criação de novas páginas mais estruturadas podem ser negociadas no seu contrato dentro do plano de manutenção do seu site.

As manutenções normais seriam alteração de textos, fotos, monitoramento e todo suporte de dúvidas na hora de administrar o site.

Seja um site em Wordpress ou em qualquer outra plataforma.

E como dica final não cai na jogada de fechar um contrato de desenvolvimento de site muito barato viu.

Existem empresas que cobram bem barato na criação do site mas há hora que você precisa de algum tipo de suporte essas empresas cobram muito mais.

Digamos que o que você não paga no desenvolvimento do site, mas você vai gastar com a manutenção.

Sempre contrate uma empresa que cobre um preço justo e ao mesmo tempo faça um ótimo trabalho.

Sites em XHTML, PHP e CSS

Fora o desenvolvimento de sites em plataformas, como Wordpress, Magento, Joomla e outras existem ainda também os sites desenvolvidos em HTML puro.

Nesses modelos de site não é possível fazer a edição de textos e imagens via painel de controle ou editor.

A única maneira de fazer alterações em sites criados em HTML é direto no código fonte e usando um programa de acesso ao FTP.

Sem falar que você precisa ter conhecimentos básicos em HTML para fazer a alteração de alguma imagem ou texto.

Nos sites criados em HTML também existe o mesmo problema dos sites em Worpdress, isso por que qualquer exclusão de linha de código ou espaçamento errado pode dar problema em todo seu site.

A grande vantagem de contratar uma empresa para fazer seu site em HTML é que o site vai sair bem mais barato.

Sai mais barato por que não será necessário criar e adaptar uma plataforma de edição para o site, e isso poupa e muito o tempo na hora de desenvolver o projeto.

Como fazer um site?

Se você tem algum conhecimento em HTML e programação de sites você mesmo pode criar seu site, sabia?

Hoje me dia temos vários sites com templates prontos para edição.

Basta somente que você altere o texto e as imagens.

Mas se você já é um web designer e tem conhecimentos em programação, você mesmo pode alterar todo site.

Mas para isso você precisa ter o mínimo de conhecimento em HTML, CSS e JAVA SCRIPT.

Sem uma base mínima de conhecimento dentro dessas áreas fica impossível fazer a edição de um template HTML pronto.

Se você foi um ótimo programador de sites você consegue alterar quase tudo no template.

Desde images, cores texto, fontes, remover blocos indesejáveis do código e até mesmo incluir novas sessões de uma nova estrutura no site, como colocar um banner ou duplicar alguma parte do código fonte.

Mas se você não conhece nada sobre programação de sites, não se preocupe.

Muitas vezes o template que você encontra é exatamente o que você quer e precisa.

Basta somente alterar texto e fotos dentro do site.

E para alterar textos e fotos você pode contratar um web designer que entenda de programação de sites.

Esse tipo de alteração é bem simples de ser feita e você não vai gastar quase nada comparado a contratar uma agência de criação de sites para criar um novo template.

Veja esse site do W3Clayouts.

Nesse site você vai encontrar mais de 2.000 templates prontos para download e edição, e com certeza um deles vai agradar você.

E sabe o que melhor de tudo? É Grátis!

Manutenção de sites: Quando e Como Cobrar?

Eis a grande questão que preocupa todo usuário que pretende contratar alguma empresa para fazer a manutenção mensal no site.

No mercado a grande maioria das empresas tem vários planos de manutenção, e cabe a você encontrar o que mais se encaixa na sua necessidade.

Se você só vai solicitar poucas alterações no seu site não vai ficar muito caro seu plano de manutenção.

Como por exemplo, se você tem um site e só vai solicitar algumas alterações simples como mudar textos, imagens ou incluir novas postagens no Blog você vai gastar uma média de R$ 80,00 por hora trabalhada pela empresa contratada.

Mas isso só vai acontecer se você tiver um site em HTML ou alguma outra programação onde as alterações precisam ser feitas diretamente no código fonte do site.

Por que se você contratar uma empresa de criação que faça seu site em Wordpress ou alguma outra plataforma de edição você mesmo poderá mudar essas imagens e textos sem grandes dificuldades.

Inclusive você mesmo pode criar suas postagens para incluir algum conteúdo novo seu blog, ou até mesmo fazer alterações dentro das suas páginas de serviço ou de produtos.

E tudo isso sempre precisar de nenhuma empresa de sites para realizar essas alterações.

Como dissemos antes, se você optar em contratar alguém para fazer seu site em HTML você vai gastar bem menos, mas em contrapartida você vai precisar de mais suporte na hora de alterar qualquer coisa dentro do seu site.

Mas se você tiver um site desenvolvido em Wordpress, que tem como você mesmo editar as principais funções do site vai ficar bem fácil.

Você mesmo fará essas mudanças e claro, terá muito mais autonomia para fazer outras mudanças sem precisar contratar nenhuma agência ou empresa.

A parte de “quanto e como cobrar” é bem relativa, e vai depender muito do tipo de site que você tem.

Normalmente quem contrata serviços de manutenção já tem o site pronto e que foi feito por outra empresa.

Esse fato do site ter sido desenvolvido por outra empresa pode complicar bastante as coisas.

Isso por que empresas que criam sites fazem os sites de uma forma que somente eles conseguem entender o código, e somente eles conseguem alterar alguma coisa.

É claro que qualquer programador consegue entender o código e fazer as alterações, porém isso vai demandar um estudo crítico e detalhado de todo site.

Essas empresas de criação de sites fazem isso justamente para fazer com que o cliente contrate algum plano mensal de manutenção com essa mesma empresa de propósito.

Eles complicam bem o desenvolvimento do projeto para que qualquer outra agência web que for tentar mexer ou fazer alguma alteração tenha bastante dificuldade.

Enfim, o valor que será cobrado será relativo a sua necessidade e o que você quer alterar no site.

O custo médio por hora trabalhada de um Web designer ou agência de sites é de aproximadamente R$ 80,00.

Lembrando que essa valor pode variar de empresa para empresa, mas é média é essa.

O que é, e Como Fazer Manutenção de sites

Bom, se você não tem grana para investir em um projeto grande de criação de sites e quer fazer você mesmo seu site saiba que não é esse bicho de sete cabeças que todo mundo fala.

Como fazer manutenção de sites é simples.

Basta somente você aprender o básico de HMTL e CSS.

Esse tipo de conhecimento você pode conseguir fácil assistindo algumas aulas de desenvolvimento que você encontra facilmente no Youtube ou vendo esse link que explica como aprender HMTL na prática.

De início comece assistindo esse vídeo que explica o que é HTML e as principais TAGS para você começar a se familiarizar com a linguagem e criar uma noção básica da lógica da programação.

Depois que entender a lógica da programação você precisa aprender a usar o Filezilla.

O Filezilla é um software de administração das páginas do seu site que ficam em uma pasta online, e você não terá muitas dificuldades para aprender.

Veja esse tutorial de como aprender a usar o Filezilla.

Mas se você quiser encurtar o caminho, (coisa que não recomendamos), baixe um projeto pronto de um site em HTML e comece editando algumas coisas por conta própria.

Dessa forma você aprende o que deve o o que não deve fazer.

Mas o ideal para aprender é começar a criar páginas simples de XHTML com texto e imagens.

Depois que você se familiariazar com as principais TAGS HTML você já pode aprender também a usar o CSS.

O CSS nada é do que as folhas de estilo que darão vida ao site.

É atravéz do CSS(Cascading Style Sheets), que você muda fontes, posicionamento de estruturas, responsividade do seu layout e muito mais!

Veja esse outro tuturial sobre CSS e aprenda tudo de forma simples e fácil.

E a parte mais legal de você pelo menos aprender o básico sobre HTML e a sobre a lógica da programação, é que você mesmo poderá fazer qualquer mudança no seu site, caso tenha contratado uma empresa de sites para fazer o desenvolvimento.

Hospedagem e Manutenção de Sites

Essa é outra etapa que muitas pessoas tem grande dificuldade em escolher.

Como saber qual hospedagem terá o melhor custo benefício para hospedar meu site?

Entenda que a escolha as sua hospedagem vai influenciar diretamente na experiência de navegação do seu usuário.

Dessa forma você precisa ter um site hospedado em uma hospedagem que carregue seu site rápido, porém a o tempo de carregamento do seu site vai depender também da estrutura de desenvolvimento.

Se seu site for muito pesado, a estrutura ou tema do Wordpress for muito grande, e tiver muitas animações, seu site irá demorar muito para carregar.

Entenda uma coisa.

Ninguém gosta de esperar para um site carregar, dessa forma, antes de escolher sua hospedagem estude e pesquise sobre a qualidade do servidor e tempo de resposta do HTTP.

O tempo de carregamento do seu site vai influenciar diretamente não só na experiência do usuário, mas também no SEO e na otimização do seu site.

O barato sai caro quando assunto é vender online.

Vale mais a pena você investir em uma hospedagem de qualidade do que hospedar seu site em um servidor na China que você vai pagar R$ 50,00 ao ano.

Não compensa à longo prazo.

Tenham certeza disso.

As melhores hospedagem de sites que existem nos dias de hoje, (e que nós usamos e recomendamos), é da Hostgator, Locaweb e King Host.

São as melhores do mercado e em todas você terá a tranquilidade de ter seu site sempre no ar e carregando uma velocidade muito superior a outras empresas.

Sempre dê uma pesquisada no Google e nos sites do Reclame Aqui e em redes sociais. Isso ajuda muito a verificar a reputação da empresa.
Estabeleça prazos e metas com sua empresa contratada. Seja chato e pergunte tudo, dessa forma você começa a entender o que está sendo feito e para onde está indo seu dinheiro.
Muitas vezes um analista ou especialista em marketing digital pode gerenciar seu negócio, dessa forma estude bem a viabilidade e real necessidade de uma agência.

Que tal alavancar seu negócio agora?

Então você quer fazer seu negócio crescer, mas não faz ideia por onde começar né?

Não se preocupe por que estamos aqui para ajudar!

Tem dúvidas sobre como funciona o marketing digital? Quer investir mas não entende muito do assunto?

Solicite o contato de um consultor agora!