Inbound Marketing [Funil, Benefícios e Estratégias]

inbound marketing

Você sabe a diferença entre inbound e outbound marketing?

Em poucas palavras a diferença básica entre os dois é que no outbound marketing você vai atrás do cliente oferecer seu produto ou serviço.

Um exemplo simples de outbound marketing é ver uma propaganda no Youtube de algum produto ou serviço.

Nesse caso você está chamando o usuário para ver sua propaganda no Youtube sem a permissão nem vontade dele.

Já o inbound marketing é um marketing de conteúdo que você atrai seu usuário para seu site usando táticas persuasivas atrelado a um conteúdo útil e único..

No inbound a empresa ou agência tenta atrair e fidelizar um novo cliente através de um conteúdo útil que ajude esse usuário em algum problema.

Ao contrário do outbound marketing, no inbound o seu conteúdo é quem atrai o cliente até você e não você ir atrás do seu cliente.

A geração e marketing de conteúdo são os pilares fundamentais do inbound marketing.

Inbound Marketing [Chamando a atenção do usuário]

Essa é a grande sacada que uma excelente agência de marketing digital deve ter antes mesmo de criar seu conteúdo.

O marketing de conteúdo ajuda sim, e muito, mas se o conteúdo não tiver uma boa estratégia de funil de vendas não vai funcionar.

Você precisa tomar a frente do usuário antes mesmo dele começar a ler seu conteúdo.

Entendam uma coisa muito importante.

O usuário de hoje em dia não muita paciência e precisamos logo falar com ele antes mesmo que ele se decida do que quer fazer.

Veja na imagem abaixo que temos um conteúdo com um sistema de automação de bots que enviam mensagens automáticas para o usuário.

Mas esse sistema não tenta vender nada.

Esse sistema apenas oferece ajuda ao usuário e envia uma mensagem de boas vindas.

sistema crm

Um sistema simples desse aumenta suas conversões em até 80%.

É um sistema automático que capta os dados de contato do usuário de acordo com as opções que ele escolher.

Esse tipo de sistema tem um CRM alinhado por trás de todo gatilho e chamada de ação que atrai o usuário a interagir com o site como se fosse uma pessoa.

E se você ficar com o sistema de CRM sempre aberto ou ligado você pode falar com esse usuário na hora e ajudá-lo no exato momento em que ele está no seu site.

Isso aumenta em até 90% a chance de você conseguir prospectar esse usuário e talvez fidelizá-lo como um novo cliente.

Usuários que retornam ao seu site querem comprar.

Em uma pesquisa do próprio Google indica que 98% dos usuários que retornam a algum site que já haviam visitado anteriormente tem a intenção real de comprar.

Mas esse usuário sempre tem outros concorrentes em vista também, não é só o seu site.

E quer saber como você se diferencia e cativa esse possível comprador no momento exato em que ele voltar ao seu site?

Veja na imagem abaixo.

inbound e outbound

Usando o sistema de CRM você tem um funil de estratégia de vendas perfeito para conquistar esse usuário antes mesmo dele pensar nos outros concorrentes.

Quando o usuário volta você já deve ter a “carta na manga” para vender seu produto.

O inbound marketing alinhado com marketing de conteúdo é importante sim, mas sem um sistema de automação e de CRM instalado no seu site pode ter a certeza que você está perdendo mais de 70% dos visitantes que estão interessados no seu produto ou serviço.

O inbound marketing tem a função de gerar leads e possíveis contatos de venda através do conteúdo.

Mas só tem um único problema.

Se seu conteúdo não for otimizado com um excelente SEO ele nunca vai aparecer nas primeiras páginas do Google.

Marketing de conteúdo, inbound, SEO e CRM caminham juntos e um não funciona sem o outro.

Para um bom inbound marketing você vai precisar de um bom SEO, por que sem o SEO o cliente não vai achar seu produto ou serviço na busca do Google.

Na real verdade o inbound marketing não existe sem o SEO.

Só vai existir se você investir em marketing de conteúdo, mas investindo em anúncios do Google e outros anúncios patrocinados nas redes sociais.

Porém, investir em divulgação de conteúdo via patrocinado pode gerar uma grande despesa e muito pouco retorno.

O ideal mesmo é criar um bom projeto de otimização de sites alinhado com marketing de conteúdo para atrair o cliente ou usuário para o seu site.

Depois que você conseguir a atenção do usuário dentro do seu website você precisa mantê-lo na sua página.

E como fazemos isso? Com uma estratégia de CRM focada em leads e não em acessos.

Se seu CRM for bom e levar uma mensagem positiva ao usuário que acaba de chegar ao seu site, esse usuário com certeza vai interagir com seu site e é nessa hora que você deve fazer a propaganda do seu produto ou serviço.

SEO e Marketing de Conteúdo é a chave de tudo!

Para que seu conteúdo seja encontrado no Google primeiro ele precisa estar na primeira página de resultados.

Para isso além do seu conteúdo ser útil e relevante para o usuário ele precisa ser criado dentro dos padrões da otimização de site ONPAGE.

Tudo precisa estar de acordo com as “regras” de SEO para que o Google encontre seu conteúdo, classifique e depois posicione seu site nas primeiras posições.

Sem uma excelente estratégia de SEO junto com o marketing de conteúdo o seu cliente nunca vai chegar ao seu site.

E, se seu cliente não chegar ao seu site é impossível aplicar outras estratégias de leds usando seu sistema de CRM.

CRM inclusive que você deve ter gastado uma fortuna, certo?

A regra básica é, sempre primeiro invista pesado em SEO e marketing de conteúdo durante um tempo.

Feito isso depois de alguns meses contrate uma agencia de inboud e outbound marketing para implementar na sua empresa um sistema de CRM realmente efetivo.

Nessa etapa de instalação do sistema de CRM não adianta economizar.

Lembre-se sempre. O barato sai muito mais caro depois.

Contratando sua agência de inboud marketing

Primeira coisa muito importante.

Não saia pelo Google pesquisando como fazer inbound marketing sem saber nada sobre o assunto.

Você até pode encontrar alguns vídeos no youtube sobre o assunto, mas ainda sim lembre-se de que o inboud marketing precisa de outras estratégias de marketing digital para gerar leads efetivos para o seu negócio.

Você vai achar muito conteúdo sobre o assunto, mas se você não sabe nada de marketing de conteúdo e muito menos de SEO recomendamos procurar alguma agência de marketing digital para te ajudar.

A agência de inboud marketing ideal para você contratar deve ter três prioridades principais para ser de boa qualidade.

A agência deve ser especialista em SEO.

Como já falamos se uma agência de marketing digital não for excelente no serviço de otimização de sites ela nunca será boa na parte de inbound marketing.

O inbound marketing depende 100% de um trabalho de SEO impecável.

Sem SEO não existe marketing de conteúdo.

Se alguma agência vier oferecer somente o serviço de inboud e outbound marketing e não prestar serviço de SEO e marketing digital, desconfie.

A não ser que essa agência faça o marketing de conteúdo e use como forma de divulgação anúncios patrocinados do Google e de redes sociais.

Mas o ideal em longo prazo é realmente investir em SEO, e se você quiser no começo do projeto de inbound você pode investir parte do valor em anúncios patrocinados.

Mas corte esse investimento no patrocinado assim que seu site começar a obter uma quantidade razoável de visitantes via Google orgânico (SEO).

A agência deve ser especialista em Marketing de Conteúdo.

Criar conteúdo para a internet não é a mesma coisa que criar conteúdo para o Google.

Muitas empresas que procuram uma agência de marketing digital acham que contratar um redator crie artigos para sites terão todos os seus problemas resolvidos.

Não se enganem.

Conteúdo para o Google é uma coisa, e criar conteúdo para o usuário é outra.

São coisas completamente diferentes.

O conteúdo para o Google deve ser muito bem otimizado com o bom uso e escolha correta de palavras-chaves que serão usadas no conteúdo.

O marketing de conteúdo para o Google tem uma série de regras de SEO que devem ser seguidas para o Google entenda seu conteúdo.

Essas regras, em sua grande maioria são técnicas e o sucesso de posicionamento está 90% relacionado ao uso correto de keywords no conteúdo.

Aquela coisa de repetir sua palavra-chave várias vezes dentro do seu conteúdo não funciona mais há muito tempo!

Hoje me dia temos que fazer uma pesquisa minuciosa em diversas ferramentas de pesquisa de keywords para encontrarmos diversas palavras relacionadas, e incluir essas palavras no decorrer da construção do nosso conteúdo.

Para que o Google entenda sobre o que se trata seu conteúdo ele faz vários testes de acordo com o banco de dados que ele possui no algoritmo para ter a certeza que aquele conteúdo realmente merece estar entre as primeiras posições da busca orgânica.

De nada adianta você sair escrevendo alguma informação e achar que o Google vai colocar seu site na primeira página da busca só por que você colocou sua palavra-chave no título e na URL da página.

A forma de fazer marketing de conteúdo para o Google é bem mais complicada do que parece.

Dessa forma se você está achando que contratar um redator ou criador de artigos para blogs vai resolver sua vida você está completamente enganado.

Seu conteúdo até pode ser bom e realmente uma informação nova que poderá ajudar muitas pessoas, mas se esse conteúdo não for encontrado no Google de nada vai adiantar certo?

Uma boa agência pensa e cria estratégias para projeto de inbound marketing em longo prazo.

E SEO é a base de tudo para ter sucesso no seu inbound marketing.

Estratégia de CRM em inbound Marketing e Vendas.

Nunca escolha você mesmo seu sistema de CRM.

Sempre procure ajuda de um especialista ou da agência de marketing digital que você está contratando.

Esse é o último quesito para você avaliar antes de contratar sua agência de inbound marketing.

Uma agência precisa ter a percepção de que, além de trazer o usuário para o site(SEO), precisa também fazer ele gerar leads ou converter em algum funil de vendas.

Lembram-se do exemplo que demos no inicio desse conteúdo?

Um sistema de CRM efetivo deve ser alinhado com toda estratégia de marketing de conquista na hora que o usuário chegar ao seu site.

Para isso temos os famosos autobots que podem fazer essa tarefa para nós de forma automática, bastando somente que a ferramenta seja configurada de forma correta.

E claro, criando um call to action, ou ação para realmente atrair o usuário a interagir com o site.

Veja novamente o sistema de autobot.

inbound e outbound

Quando você orienta o usuário a navegar no seu site de maneira a intuir ele a conversão suas chances de vender aumentam e muito!

Perceba que no nosso caso criamos um autobot para detectar usuários que já estiveram no nosso site e retornaram depois de um tempo.

Normalmente quem volta para um site que já esteve tem 90% da intenção de comprar ou de entender mais sobre o produto ou serviço antes de comprar.

No nosso caso já direcionamos o usuário, ou agendar uma visita com um especialista ou explicar o que ele precisa.

Quando você orienta esse usuário tudo fica mais fácil e muitas vezes o usuário volta para o seu site para checar outra informação, mas quando você coloca o usuário em xeque você, de forma oculta e despretensiosa acaba por guiar ele a escolher uma das opções e entrar em contato com sua empresa.

E a coisa pode ficar ainda melhor.

Você pode colocar um sistema de Chat nesse autobot e conversar com o usuário no momento exato em que ele está no site.

Assim você não deixa seu usuário esperando, o que aumenta e muito a credibilidade da empresa aos olhos do cliente.

Entendem agora a importância de um sistema de CRM realmente efetivo que seja planejado e focado em estratégias de geração de leads e funil de vendas?

Os cuidados com o Oubound Marketing.

Esse é o outro lado da moeda.

O outbound marketing é conhecido também como o marketing da interrupção.

Isso por que esse tipo de marketing, como já falamos antes você vai atrás do cliente.

As formas como você pode fazer isso pode ser via e-mail marketing, ou janelas irritantes de anúncios enquanto o usuário está tentando ler seu conteúdo.

Ao contrário do que você pensa ter banner para todo lado, janelas pop-up aparecendo no meio do conteúdo, malas diretas via e-mail, e outras formas de chamar a atenção só afastam o usuário do seu site.

Se sua agência de marketing fizer o que acabamos de falar acima na parte de outbound marketing tome muito cuidado.

Isso por que você estará dando um tiro no seu próprio pé.

O outbound excessivo e irritante faz com que o usuário saia da sua página sem nem mesmo ler o título do seu conteúdo.

Ninguém gosta de ser interrompido quando está tentando ler alguma coisa ou assistir um vídeo.

Não faça de forma alguma esse tipo de marketing.

Quer ter uma estratégia de outbound marketing?

Faça o envio de malas diretas com informações relevantes ao seu produto ou serviço para o seu cliente.

Não envie e-mails marketing para vender mais produtos para atuais clientes.

E sempre que for enviar malas diretas via e-mail sempre peça antes autorização do seu cliente, isso por que nem todo mundo gosta de ficar recebendo.

Faça esses envios de forma mensal, dessa forma você não incomoda seu cliente.

Não faça envio de mala direta impressa para ninguém.

Não perca seu tempo.

Isso não funciona mais há muito tempo.

Voce só vai gastar dinheiro com agências de publicidade e com gráficas para não ter nem 3% do retorno que você espera ter.

A publicidade impressa morreu.

O que funciona é marketing no Google.

Ponto.

Só tome muito cuidado também na hora de implementar sua estratégia de Inbound viu? Se preferir veja esse artigo com os sete erros principais cometidos na hora de criar seu projeto de prospecção.